Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Aspilia reticulata Baker VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 25-04-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie é endêmica das Formações Campestres do Cerrado e da Mata Atlântica, especialmente os Campos Rupestres do Estado de Minas Gerais. Apesar de ter sido considerada frequente em algumas das localidades onde ocorre, está sujeita a menos de 10 situações de ameaça. A região de ocorrência da espécie é intensamente visitada por turistas e suscetível às queimadas descontroladas nas épocas secas, o que pode causar extinções locais de subpopulações.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Aspilia reticulata Baker;

Família: Asteraceae

Sinônimos:

  • > Wedelia reticulata ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Ocorre em Minas Gerais (Santos, 2001, Nakajima et al., 2010).

Ecologia

Arbusto rupícola, fértil durante o ano todo e polinizado por insetos.

Ameaças

1.7 Fire
Incidência local
Severidade high
Detalhes A alta frequência de incêndios que ocorre na estação seca (Rodrigues et al., 2005) é uma das maiores ameaças a biodiversidade na Serra do Cipó; a incidência de incêndios severos também é uma grande ameaça a biodiversidade na região central do Espinhaço (Vasconcellos et al., 2008).

1.4.4 Transport - land/air
Incidência local
Severidade low
Detalhes Rodrigues et al. (2005) apontaram como principais ameaças na região da Serra do Cipó: a erosão causada pela estrada que liga a sede aos principais pontos turísticos do Parque, que resulta no assoreamento de rios e lagoas temporárias.

1.1.4 Livestock
Incidência local
Severidade low
Detalhes A presença corriqueira de gado em algumas regiões do Parque até 2002 impactavam a biodiversidade local (Rodrigues et al., 2005).

Ações de conservação

1.2.2.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Citada como "Em perigo" (EN) na Lista Vermelha da flora ameaçada de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

Referências

- SANTOS, J.U.M. O gênero Aspilia Thou. (Asteraceae-Heliantheae) no Brasil. : , 2001.

- NAKAJIMA, J., LOEUILLE, B., HEIDEN, G., DEMATTEIS, M., HATTORI, E.K.O., MAGENTA, M., RITTER, M.R., M. Asteraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB000055>.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

- RODRIGUES, M.; CARRARA, L.A.; FARIA, L.P.; GOMES, H.B. Aves do Parque Nacional da Serra do Cipó: o Vale do Rio Cipó, Minas Gerais, Brasil., Revista Brasileira de Zoologia, v.22, p.326-338, 2005.

Como citar

CNCFlora. Aspilia reticulata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Aspilia reticulata>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 25/04/2012 - 20:25:32